Série exame 70-410 – Instalar Servidores (parte 3)

2 Flares 2 Flares ×

Série exame 70-410 da certificação Microsoft MCSA 2012 – Windows Server 2012 R2

Olá!

Chega de Carnaval? Então vamos voltar ao que interessa!

Hoje finalizamos a discussão sobre instalação de servidores.

 

Migrando Funções de Servidor

A migração é  maneira preferida para substituir um servidor em operação por outro com o Windows Server 2012 R2. Ao contrário da atualização in-loco, uma migração copia informação vital de um servidor para outro rodando uma nova instalação do Windows Server 2012 R2.

Em uma migração, quase todas as restrições tratadas anteriormente relacionadas à atualização não se aplicam mais. Usando as Ferramentas de Migração do Windows Server (Windows Server Migration Tools) e os guias de migração fornecidos com o Windows Server 2012 R2, você pode migrar dados entre servidores sob quaisquer das circunstâncias abaixo:

  • Entre versões. Você pode migrar dados a partir de qualquer versão do Windows Server desde o Windows Server 2003 SP2 até o Windows Server 2012 R2. Isso inclui migrações de um servidor rodando o Windows Server 2012 R2 para outro.
  • Entre plataformas. Você pode migrar dados de um servidor 32 bits ou 64 bits para outro servidor 64 bits rodando o Windows Server 2012 R2.
  • Entre edições. Você pode migrar dados entre servidores rodando diferentes edições do Windows Server.
  • Entre instâncias físicas e virtuais. Você pode migrar dados de um servidor físico para um virtual ou o contrário.
  • Entre opções de instalação. Você pode migrar dados de um servidor para outro, mesmo quando um servidor está na opção Server Core e o outro está com a interface gráfica completa.

Migrações em servidores são diferentes de quaisquer migrações que você possa ter feito em estações de trabalho. Ao invés de fazer um único procedimento de migração que copia todos os dados de usuários de um computador de origem para um computador de destino de uma única vez, numa migração de servidor você migra funções de servidor ou serviços de funções de servidor individualmente.

O Windows Server 2012 R2 inclui uma coleção de guias de migração que trazem instruções individualizadas para cada função de servidor suportada pelo Windows Server 2012 R2. Algumas funções requerem o uso do aplicativo Ferramentas de Migração do Windows Server (Windows Server Migration Tools)  e outras não.

 

Instalando as Ferramentas de Migração do Windows Server

Ferramentas de Migração do Windows Server (Windows Server Migration Tools) é um recurso do Windows Server 2012 R2 composto por cmdlets do Microsoft Powershell e arquivos de ajuda que possibilitam administradores migrar certas funções entre servidores.

Antes de poder usar as Ferramentas de Migração do Windows Server você deve instalar o recurso Ferramentas de Migração do Windows Server no servidor de destino com o Windows Server 2012 R2 e então copiar a versão apropriada das ferramentas para o servidor de origem.

As Ferramentas de Migração do Windows Server são um recurso padrão que pose ser instalado no Windows Server 2012 R2 a partir do Wizard (tela passo a passo) Adicionar Funções e Recursos dentro do Gerenciador do Servidor conforme figura abaixo ou do cmdlet Powershell Install-WindowsFeature.

VM Server DC2 - Remote Desktop Connection Manager v2.2

 

 

Usando os guias de migração

Uma vez instalado o recurso Ferramentas de Migração do Windows Server nos servidores de origem e destino, você pode proceder para a migração de dados entre os dois.

Com o uso das Ferramentas de Migração do Windows Server, administradores podem migrar certas funções, recursos, configurações de sistema operacional, e outros dados do servidor de origem para o servidor de destino rodando o Windows Server 2012 R2. Algumas funções requerem o uso das Ferramentas de Migração do Windows Server, enquanto que outros que possuem capacidades internas de comunicação não precisam deste recurso.

Não existe um procedimento único para migrar todas as funções do Windows Server, independente de possuírem sua ferramenta própria de migração ou não. No lugar, a Microsoft provê guias de migração para funções individuais, em alguns casos, providencia guias de migração detalhados para serviços de funções de servidor dentro de uma Função de Servidor.

Os guias de migração atualizados se encontram no Portal de Migração do Windows Server neste link https://technet.microsoft.com/en-us/library/jj134039 (em inglês ). 

 

Com isso terminamos a primeira parte relacionada a instalação de servidores.

Em seguida vem a parte de configuração.

Gostou? Comente abaixo ou lá na página do Face

Aguardo sua opinião.

 

Para ver todos os materiais disponíveis para serem adquiridos aqui na WiseOne acesse essa página.

 

Grande Abraço!

Sucesso!

Thiago

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Google+ 0 LinkedIn 0 2 Flares ×