Série exame 70-410 – Instalar Servidores (parte 1)

13 Flares 13 Flares ×

Olá pessoal, aqui é o Thiago.

Hoje começo uma série de posts com conteúdos para vc aproveitar nos seus estudos para o exame 70-410.

Se você estava procurando por material de estudo para a primeira prova da certificação Microsoft MCSA baseada no Windows Server 2012 R2 aqui é o seu lugar.

Quando eu estava estudando para conseguir o MCSA sofri muito por não achar conteúdos em português e imagino que aconteça o mesmo com vc, então espero que possa te ajudar.

Vamos ao conteúdo…

 


 

Instalar novos servidores Windows na sua rede não deve ser algo feito por acaso, você deve planejar a instalação com antecedência. Entre outras coisas você deve decidir se vai instalar a interface gráfica (GUI) completa ou se vai usar a opção Server Core (pode ser traduzida aproximadamente como somente linha de comando), qual será a sua estratégia de virtualização, e quais funções você pretende implementar no servidor. Se você está instalando o Windows Server 2012 R2 pela primeira vez num hardware, você também precisa decidir se vai colocá-lo no seu ambiente de produção ou em um ambiente de testes.

Este artigo discute o processo de instalação do Windows Server 2012 R2 usando a opção de nova instalação e de atualização além das configurações  que você vai precisar fazer logo após a instalação.  Por fim, considera a configuração de vários tipos de diferentes tecnologias de discos (HD’s) usados para armazenamento local e a implementação de funções em servidores por todo o seu ambiente.

Objetivos deste artigo:

  1. Instalar Servidores
  2. Configurar Servidores
  3. Configurar armazenamento local

 

1- Instalar Servidores

Instalação é um tópico chave e sempre foi muito testado em exames anteriores do Windows Server. O que continua no exame 70-410. Este item discute o planejamento da instalação do Windows Server 2012 R2. Aborda os requisitos de pré-instalação e como você pode preparar seu hardware para instalação. Também considera as funções de servidor que você pode implementar durante a instalação.

Para revisar os tópicos deste item, esta seção irá passar por uma instalação do Windows Server 2012 R2 com a opção Server Core e descreverá como os Recursos sob Demanda (em inglês Features on Demand) te permite otimizar recursos removendo todos os arquivos relacionados com funções e recursos de servidor. Este item também aborda as opções existentes para atualizar um servidor rodando o Windows Server 2008 ou Windows Server 2008 R2 para o Windows Server 2012 R2 e como migrar funções em um servidor em produção para um servidor novo.

 

 

Planejando uma instalação de servidor

Em versões anteriores ao Windows Server 2008 R2, o planejamento de uma instalação podia ser uma tarefa bem complexa. Você tinha que decidir intuitivamente qual edição do sistema operacional instalar, se iria usar a versão 32 ou 64 bits, e se iria instalar o servidor no modo Server Core ou se usaria a interface gráfica completa. Todas essas decisões afetavam os requisitos de hardware e cada uma delas era irrevogável. Para mudar a edição, a plataforma ou a interface, você tinha que reinstalar o servidor do zero.

Com o Windows Server 2012, você tem bem menos opções para escolher e   bem menos decisões de instalação para fazer. Desde o Windows Server 2008 R2, não existe mais a opção 32 bits; apenas a versão 64 bits está disponível, refletindo o fato de que a maioria das aplicações mais populares são 64 bits e que as configurações de servidores modernos estão em hardware que requer 64 bits. Existem 4 opções do Windows Server 2012 R2 para escolher, duas a menos que o Windows Server 2008 R2. As opções Server Core e Interface gráfica completa (full GUI) permanecem, junto com uma terceira opção chamada Interface Mínima de Servidor. Entretanto, agora é possível trocar entre essas opções sem ter que reinstalar o servidor em cada vez.

 

Selecionando uma edição do Windows Server 2012 R2

A Microsoft lança todos os seus sistemas operacionais em várias versões, que entregam aos clientes várias opções de preços com diferentes conjuntos de recursos. Quando estiver planejando uma implementação de servidor, a edição do sistema operacional que você escolher deve se basear em diversos pontos, incluindo os seguintes:

  • As funções que você pretende instalar;
  • A estratégia de virtualização que você pretende implementar;
  • A estratégia de licenciamento que você planeja usar.

Comparado ao Windows Server 2008, a Microsoft simplificou o processo de escolha de uma edição de servidor reduzindo o número de produtos disponíveis. Assim como o Windows Server 2008 R2, o Windows Server 2012 R2 requer um processador com arquitetura de 64 bits. Todas as versões 32 bits foram eliminadas e os processadores Itanium não são mais suportados. Isto deixa o Windows Server 2012 R2 com as seguintes edições:

 

  • Windows Server 2012 R2 Datacenter. A edição Datacenter foi desenhada para servidores grandes e potentes com até 64 processadores e inclui funcionalidades de tolerância a falhas como suporte a adicionar processadores “a quente” (hot add), ou seja, sem desligar o servidor. Como resultado, essa versão só está disponível através do programa Microsoft de licenciamento por volume e é incorporada em servidores OEM (de fabricantes parceiros).
  • Windows Server 2012 R2 Standard. A edição Standard inclui todos os recursos disponíveis do Windows Server 2012 R2, diferindo da versão Datacenter apenas no número de máquinas virtuais (virtual machine – VM) permitidas pela licença.
  • Windows Server 2012 R2 Essentials. A edição Essentials inclui quase todos os recursos disponíveis nas versões Datacenter e Essentials, não inclui a opção Server Core, o gerenciador de virtualização Hyper-V e os serviços de Federação do Active Directory. A edição Essentials em uma única instância seja ela física ou virtual e para no máximo 25 usuários.
  • Windows Server 2012 R2 Foundation. A edição Foundation é uma versão reduzida do sistema operacional; foi desenhada para pequenos negócios que precisam apenas dos recursos básicos de servidor como serviços de arquivos e de impressão e suporte à aplicações. A edição Foundation vem pré-instalada no hardware de novos servidores, não inclui direito à virtualização e é limitada a 15 usuários.

O preço de cada edição é proporcional aos recursos disponíveis. Obviamente o objetivo dos administradores que planejam a implementação de um novo servidor é de adquirir a edição com o maior custo-benefício que preencha as suas necessidades. As próximas sessões irão examinar as diferenças principais entre as versões do Windows Server 2012 R2.

 

Suporte à Funções de Servidor

O Windows Server 2012 R2 inclui combinações pré-definidas de serviços chamadas Funções, as quais implementam funcionalidades comuns de servidor. Computadores rodando o sistema operacional Windows Server 2012 R2 podem executar uma grande variedade de tarefas, usando tanto o software incluso no produto quanto aplicações de terceiros. Depois que você instala o Windows Server 2012 R2, você pode usar o Gerenciador do Servidor ou o Windows Powershell para instalar um ou mais funções neste servidor.

Algumas das edições do Windows Server 2012 R2 incluem todas as funções disponíveis, enquanto que outras incluem apenas parte destas. Selecionar a edição do Windows Server 2012 R2 mais apropriada sempre foi uma questão de antecipar as funções que o servidor deve realizar. Um tempo atrás esse era um processo relativamente simples. Você planejava suas implementações decidindo quais servidores seriam controladores de domínio (domain controllers – DC), quais seriam servidores de certificados, quais usariam o cluster tolerante à falhas (failover cluster) e assim por diante.Uma vez tomadas essas decisões você estava pronto porque as funções de servidor eram na sua maioria estáticas.

Com o aumento do foco em virtualização no Windows Server 2012 R2, entretanto, mais administradores são forçados a considerar não somente quais funções um servidor deve realizar no momento da implantação mas também quais funções o servidor pode ter de realizar no futuro.

Usando servidores virtualizados você pode modificar a estratégia do seu servidor de rede como desejar para acomodar cargas de trabalho dinâmicas e requisitos de negócio ou se adaptar à circunstâncias imprevistas. Sendo assim, o processo de antecipar as funções que um servidor irá realizar deve levar em conta uma possível expansão do negócio além de possíveis necessidades emergenciais.

 

Suporte à Virtualização

As edições Windows Server 2012 R2 Datacenter e Standard incluem suporte ao Hyper-V, porém cada versão difere no número de VM’s permitidas por sua licença. Cada instância rodando do Windows Server 2012 R2 pode ser classificada como um ambiente de sistema operacional físico ou virtual. Quando você compra uma licença do Windows Server 2012 R2, você pode efetuar uma instalação física do sistema operacional como sempre. Após instalar a função do Hyper-V você pode criar VM’s e realizar instalações virtuais. O número de instalações virtuais permitidas por sua licença depende da edição que você comprou conforme tabela abaixo.

 

Edição Instâncias físicas Instâncias virtuais
Datacenter 1 Ilimitadas
Standard 1 2
Essentials 1(física ou virtual) 1(física ou virtual)
Foundation 1 0

 

Lembrete: As limitações da tabela acima se referem à licença e não ao software em si, você pode criar mais de 2 VM’s na edição Standard do Windows Server 2012 R2, porém você deve comprar licenças adicionais para estar legalizado.

 

Dica de exame: O exame 70-410 contém questão sobre licenciamento onde você terá que descobrir quantas cópias do Windows serão necessárias para um número particular de maquinas virtuais no Hyper-V e qual versão do Windows atenderia aos requisitos mantendo o maior custo-benefício

 

 

Licenciamento de Servidores

A Microsoft provê diversos canais de vendas para licenças do Windows Server 2012 R2, e nem todas as edições estão disponíveis em todos os canais. Licenciar o Windows Server 2012 R2 inclui comprar licenças para os servidores e clientes, e existem diversas opções para cada um.

Se você já tem um acordo de licença com a Microsoft, você já deve estar ciente das edições que estão disponíveis para você neste acordo. Se você não souber, deve procurar se informar antes de decidir por uma edição de servidor.

A tabela abaixo mostra os canais de venda que você pode usar para comprar o Windows Server 2012 R2.

 

  Varejo Licenciamento por Volume Fabricantes – OEM
Datacenter Não Sim Sim
Standard Sim Sim Sim
Essentials Sim Sim Sim
Foundation Não Não Sim

 

Requisitos de Instalação

As especificações mínimas de hardware para o Windows Server 2012 R2 são:

  • Processador 64 bits de 1.4 Ghz
  • 512MB de memória RAM
  • 32GB de espaço em disco disponível
  • Monitor que suporte resolução 1024×768 ou superior
  • Teclado e mouse
  • Acesso à Internet

 

32GB de espaço em disco deve ser considerado como o mínimo absoluto. A partição de sistema irá precisar de espaço extra se você instalar o sistema a partir da rede ou se tiver mais de 16GB de memória RAM instalada. O espaço adicional é necessário para a paginação, hibernação e arquivos de despejo. Na prática dificilmente você irá ver um computador com 32GB de RAM e apenas 32GB de espaço em disco. Caso aconteça você deve liberar mais espaço em disco ou então investir em mais hardware de armazenamento.

Como parte da ênfase crescente da Microsoft em virtualização e computação na nuvem em seus produtos de servidor, ela aumentou significativamente as capacidades máximas de hardware gerenciado pelo Windows Server 2012 R2 como você pode perceber abaixo.

 

  Windows Server 2012 R2 Windows Server 2008 R2
Processadores 640 256
Memória RAM 4 TB 2 TB
Nós de cluster 64 16

 

Por hoje paramos por aqui, no próximo post começo a falar sobre o Server Core.

Caso ache algum erro ou descorde de alguma informação acima deixe um comentário para melhorarmos o material.

Se gostou do artigo (ou não) comente abaixo para eu saber se estou no caminho certo.

Caso ainda não saiba aqui no blog tem um ebook com dicas para quem está se preparando para certificações Microsoft.

E tem um simulado completo para o exame 70-410.

Caso queira um livro completo (PDF) que contempla todos os objetivos do exame 70-410 acesse esse link.

Para ver todos os materiais disponíveis para serem adquiridos aqui na WiseOne acesse essa página.

Para ver todos os posts aqui do site clique no link “Blog” no menu principal na parte superior, você também pode usar a pesquisa aqui do lado direito, ou ainda clicar nas Tags ali para ver os posts por assunto.

Qualquer coisa me avise aqui pelos comentários ou lá pelo Facebook ou me mande email.

Recomendo que vc deixe seu email nesse pop-up azul chato pra eu poder te mandar todos os novos materiais que eu lançar.

Já coloquei alguns vídeos no nosso canal do youtube (se vc faz parte da lista já sabe disso), caso ainda não conheça meu canal acesse  nesse link, tem inclusive um dos vídeos do meu curso completo, dê uma olhada para ver como é e se tiver dúvidas sobre isso me pergunte.

Grande Abraço e Sucesso!  😀

Thiago Haise
Microsoft Certified Solutions Associate
WiseOne Tecnologia

13 Flares Twitter 0 Facebook 3 Google+ 0 LinkedIn 10 13 Flares ×

  • Rodrigo

    Na informação sobre licenciamento, a edição foudation não é vendida em varejo conforme descrito. Boa matéria!

  • Vou corrigir Rogrigo. Obrigado pela ajuda! Pretendo postar sobre a maioria dos tópicos deste exame. fique ligado!

  • Juarez Cardoso

    Parabéns Thiago pela iniciativa,
    Estou preparando agora para a minha primeira certificação e seu material está me ajudando muito.
    Continue propagando conhecimento.
    Grato,
    Juarez Cardoso

  • Legal Juarez! fico feliz em poder ajudar!
    Participe de nossa lista de emails para poder saber de todas as novidades e conteúdos.
    Sucesso!

  • Luiz Rabelo

    Grande Thiago!!!
    Parabéns pela sua atitude, e o material esta ótimo e irei utiliza-lo para fazer o exame 70-410.

  • Thiago Haise

    Isso ai Luiz!
    Vamos em frente!
    Sucesso!

  • Weslei Araújo

    Parabéns pelo conteúdo!
    Atualmente estou estudando para a 70-411…mas tenho acompanhado os posts da 70-410….com certeza vai ser de grande ajuda para muita gente!
    Abraços e muito sucesso!

  • Valeu Wesley!
    Agradeço muito pelo apoio
    Fique ligado que logo já iniciarei os trabalhos com os conteúdos da 70-411
    Sucesso!

  • Letícia Carvalho

    Muito bom!

  • Thiago França

    Parabéns! Excelente artigo!!

  • Obrigado!

  • Valeu xará! kkk

  • César Mendes

    Bom Dia, venho tentando estudar para minha certificação algum tempo e ainda não tinha pego um material tão bom quanto esse. Parabéns e vamos a luta…MCSA – Em breve..rsrsrs

  • Isso ae César! acompanhe meus materiais que a aprovação é certa!
    obrigado pelo apoio!

  • Jean Carlos

    Parabens, excelente artigo!

  • Jaqueline Ferrari

    Vc é demais!! estava procurando um material que me auxiliasse mais a fundo. Está de parabéns, nao pare nunca kk

  • Obrigado pelo apoio Jaqueline!
    Vamos em frente!

  • Valeu Jean!

  • Douglas

    Parabéns pelo material, muito bom mesmo!

  • Elvis Feliciano

    Muito bom .
    Acabei de Comprar o E-book 70-410 .. esperando ansioso pelo Download.
    Esperando também em o E-book do 70-411 e 70-412

  • Elvis Feliciano

    Será que sai 70-411 e 70-412?

  • Thiago Haise

    Que bom que gostou Elvis, já te mandei email com instruções.

  • Thiago Haise

    Olá Elvis, infelizmente não.

  • Antonio Vitor Oliveira

    Thiago, esse livro que está a venda ele é em português ou em Inglês?

  • Thiago Haise

    Olá Antonio, o livro é totalmente em português

  • Antonio Vitor Oliveira

    É o livro inteiro ou apenas dicas suas?

  • Thiago Haise

    São duas coisas: o Ebook grátis são as minhas dicas, o pago é o livro completo para estudos em português.

  • Jojoba Jhones

    Thiago
    disponibiliza um email pra mim sobre os livros ou chama no whats.
    vou fazer as provas.

    jsampaio@ecourbis.com.br ou ( 11 ) 9 86815158

    obrigado.

    jorge